Tragédia de Prósfygas III. Êxodo

imagem

pela Varazim Teatro

Sinopse:

Um campo de refugiados é instalado para acolher dezenas de famílias que chegaram à europa através da grécia à espera de serem recolocadas em vários países. No campo, os refugiados são confrontados com a realidade possível em oposição aos sonhos e esperança que os conduziram até àquele local e àquele momento.

Êxodo é a terceira parte da Trilogia de Prósfygas que estreou em Março de 2016, neste espetáculo conheceremos finalmente o destino das personagens (inspiradas em relatos verídicos) e saberemos se conseguiram chegar às terras Europeias desejadas ou se o mar lhes roubou os sonhos e a vida.

Apresentando-se num formato cada vez mais cru, aproximando-se do hiper-realismo que o Varazim Teatro vem explorando nos seus espetáculos. Éxodo mostra-nos de uma realidade inquietante e uma transformação a acontecer neste preciso momento no velho continente.

Sobre a Trilogia:

A Trilogia Tragédia de Prósfygas debruça-se sobre a história de pessoas que sofregamente têm chegado à Europa fugindo dos horrores de um conflito que parece não ter fim.

Recorrendo a relatos verídicos e recriando a estrutura dramática da Tragédia Clássica, Tragédia de Prosfygas é uma trilogia de inspiração clássica, sentimentos universais e factos atuais!

Acreditando que o Teatro e a dramaturgia podem servir para fixar a memória de um determinado momento histórico. Acreditando também, tal como acreditavam os gregos, que ao assistir às apresentações das tragédias, dá-se a catarse e o espetador sai do teatro purificado e transformado.

I. Prólogo teve estreia em Março de 2016
II Episódio teve estreia em Setembro de 2016

Ficha Técnica:
direção: Eduardo Faria
interpretação: Eduardo Faria, Isabel Marques, Isabel Morim, Isabel Viana, Joana Soares, Joana de Sousa
coro: Adriana Martins, Ana Santos, Beatriz Marques, Beatriz Gomes, Carolina Lopes, Eduardo Eusébio, Filipa Silva, Inês Formoso, Inês Eusébio, Joana Anjo, Leonor Matos, Mariana Matos, Rafael Ferreira
música original e sonoplastia: Paulo Lemos

classificação etária: M/16
duração aproximada: 75 minutos

NOTA: Para o espetáculo Tragédia de Prósfygas III. Êxodo não será possível reservar bilhetes. As entradas serão atríbuidas por ordem de chegada ao Espaço d’Mente a partir das 21h30 até ao limite de lotação da sala.

imagem