Varazim Teatro a sua Companhia Certa

Saltar para o conteúdo principal da página

Mater

Imagem principal do artigo Mater

Mater

27 de Setembro | 21h30 | Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

* Sessão com Língua Gestual Portuguesa

pelo Teatro Livre [Lisboa-PT]

dur. aprox. 1h20m Classificação: M/14

Sinopse:

"A história de uma Mãe (Luísa Ortigoso) e de uma Filha (Carla Chambel). A Filha que não consegue ser Mãe porque ainda precisa de ser Filha. A Mãe, que para chegar à filha, revela a mulher que sempre foi. A herança do feminino transmitida para além do útero. Um jogo de poder, controlo e descontrolo que leva a um caminho pelas várias e diferentes formas de amar, para além do Amor".

"Mater fala de um encontro entre mãe e filha - Rute e Luísa - unidas por um vínculo condenado
ao desencontro. Uma não espera nada da outra a não ser os embates de sempre e recriminações
magoadas. Em meio à guerra particular, instantes de trégua e delicadeza. Por instantes, o entendimento entre elas parece viável, mas a paz se dissipa rapidamente diante das contas a acertar. São queixas recíprocas, palavras mal ditas e digeridas, um passivo de rancor e dissabor cada vez mais pesado de carregar. Farta do confronto, Rute tenta se aproximar da filha abrindo sua alma, porém os segredos de Rute não encontrando acolhida, só servem para distanciá-las. O ressentimento de Luísa se tinge de inveja ao saber do passado dessa mulher tão bonita e bem-amada. Como ousa a mãe ter tudo e ela não ter nada? A hora da verdade se faz necessária: mãe e filha em carne viva se encaram exaustas, incapazes de se compreenderem, mas ansiando por um abraço."

Maria Adelaide Amaral

Ficha artística e técnica:

"Mater", de Maria Adelaide Amaral
Encenação: Beto Coville
Interpretação: Carla Chambel (Luísa) e Luísa Ortigoso (Rute)
Música Original: João Balão
Espaço Cénico: Eurico Lopes
Figurinos: Luísa Martins (My Lisbon)
Desenho de Luz: Pedro Santos
Assist. Encenação: Inês Oneto
Foto: Xana Cepinha
Produção: Teatro Livre

Sobre o Teatro Livre

A Associação Cultural sem fins lucrativos Teatro Livre foi fundada na sequência de uma vontade comum de vários profissionais das artes do espectáculo em criar uma companhia de teatro que materializasse o desejo de realização de produções de qualidade, nomeadamente de peças de teatro e leituras dramatizadas vocacionadas para a itinerância e internacionalização, ancoradas no trabalho dos actores.

Assim, a Teatro Livre tem como objectivo que o seu palco seja um reflexo da sociedade actual, que o público se reconheça e reconheça a realidade inerente aos nossos espectáculos. Acreditamos que o teatro não deve ser vazio de sentido e que pode e deve ter um poder educativo, civilizador e criador de consciências.

O Ministério da Cultura reconhece o interesse cultural do Programa de Actividades Teatrais 2009/2010 da Teatro Livre - Associação, para efeitos de Mecenato Cultural.


#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral


Agenda

O Homem do Caminho

Sábado, 04 de Maio - TETE

21:30h
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Espetáculo levado a cena por:
A Escola da Noite & Quinta Parede

Adicionar ao meu calendário

Newsletter