Varazim Teatro a sua Companhia Certa

Saltar para o conteúdo principal da página

Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar [Estreia]

Veias de Sal

Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar [Estreia]

Sexta e Sábado, 23 e 24 de Setembro | 21h30 | Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Domingo, 25 de Setembro | 17h | Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim *

*Sessão com Audiodescrição

pela Companhia Certa [Póvoa de Varzim - PT]

dur. aprox. 60m Classificação: M/12

Sinopse:

No ano em que a Varazim Teatro completa 25 anos de existência, a sua Companhia Certa estreia o espetáculo “Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar”,a sua 12ª produção. Um espetáculo que visa celebrar e dar relevo à relação com o território onde ao longo dos seus 25 anos a Varazim Teatro tem vindo a desenvolver a sua actividade. Um espetáculo para as gentes da Póvoa e para todas as gentes do mar. Um espetáculo para quem gosta de sentir e recordar, mas também para quem gosta de fantasia e sonho.

"Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar", não será uma recriação etnográfica.

A proposta é a de que seja uma criação antropofagicamente evocativa da identidade poveira e da sua história, identificando e recolhendo no próprio território a matéria para a criação artística, porque deve ser também papel da Arte firmar ancoradouros, como pedras que resistem ao tempo, da identidade dos territórios..
Partindo de uma pesquisa, e aprofundamento do conhecimento, sobre a identidade desta comunidade que tem com o mar uma relação de simbiose, pretende-se desenvolver todo um processo de aquisição, para depois macerar toda essa absorção e fazer nascer algo de novo, mantendo a mesma identidade. Começámos por identificar os elementos distintivos do ser poveiro, e também as suas características universais, para os transformar em Arte, com uma linguagem contemporânea, e depois os devolvermos à comunidade em forma de oferenda. Como espelho do essencial que há em si e nos seus, e que integra também elementos comuns da portugalidade e da sua relação costeira com o mundo.
Recorrendo a uma linguagem artística assente na comunicação visual, reduzindo o recurso à narrativa oral, cria-se uma imagética de onde nascerá a dialética entre o objecto artístico contemporâneo e a memória coletiva das gentes do mar.
Percorrendo alguns momentos marcantes da história da Póvoa de Varzim, evocando algumas características do seu quotidiano e sem a necessidade de uma sequência cronologicamente linear, pretende-se proporcionar uma viagem, sensorial e emotiva, pelas memórias coletivas do ser poveiro e do ser poveira. Dando relevo à importância do pilar Mulher, “Veias de Sal numa Terra com Lágrimas de Mar”, é um mergulho poético na alma e no corpo da cidade. Colocando o foco na Poveira - pescadeira, tricana, matriarca, mulher, em cada um desses momentos e, na construção desta singular identidade colectiva, pretende-se aportar um diferente olhar para cada uma dessas memórias.

Ficha artística e técnica:

Encenação: Eduardo Faria
Direção de Movimento: Pedro Carvalho
Pesquisa e Dramaturgia: Joana Soares
Interpretação: Alexandra Moreira, Ana Lídia Pereira, Leonor Godinho, Miguel de Riba, Miguel Magalhães
Composição: Rafael Maia
Desenho de Luz: Eduardo Faria e José Raposo
Direção de Produção: Joana de Sousa

CORTAR_AQUI

Sobre a Companhia Certa:

A Companhia Certa é um braço da Varazim Teatro, Associação Cultural com trabalho em torno da cultura teatral desde 1997, sediada na Póvoa de Varzim. A Varazim Teatro é a entidade responsável pela programação da Temporada Teatral na Póvoa de Varzim desde 1998 (com apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim) e pelo É-Aqui-in-Ócio – Festival Internacional de Teatro que acontece, desde 2007, pelo início do Outono na mesma cidade.

Nascida em 1997 a partir de trabalho Associativo, a Associação foi crescendo e realizou em 2006 o seu primeiro espetáculo de carácter profissional. Desde essa data tem desenvolvido atividade profissional continuada.

Sendo uma Associação com múltiplos eixos de atuação, deu-se a necessidade de criar, no seio da Varazim Teatro, uma nova marca Cultural: A Companhia Certa.

Todo o percurso que culmina com a criação da Companhia Certa levou à sedimentação de uma identidade própria, reconhecida pelo público local e pelos seus pares. Esta identidade assenta na criação de espetáculos de recursos técnicos minimalistas com temáticas de grande intervenção social e pesquisa de novas formas de relação do espetáculo com o público.
Assim e desde Abril de 2018 a Varazim Teatro também é a Companhia Certa.


#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral



Newsletter