Varazim Teatro a sua Companhia Certa

Saltar para o conteúdo principal da página

Sómente – Teatro Só

Uma figura, de aparência idosa, com cabelos loiros e um rosto branco, está sentada numa grande banco de madeira, posicionado no centro da imagem. O indivíduo veste um casaco e calças pretas compridas, que se estendem até ao chão. A composição é estática, com o sujeito sentado e olhando para baixo, ligeiramente para a esquerda. A pose é calma e contemplativa. O fundo é uma construção antiga e de tons de cinza, com uma parede de pedra cinzenta e edifícios no horizonte. O banco de madeira é o centro do foco, com as tábuas horizontais, bem visíveis. A iluminação é monocromática, em tons de cinza, criando um ambiente sério. A perspectiva é de um ângulo ligeiramente acima do sujeito, conferindo uma sensação de tranquilidade. O estilo da imagem é fotográfico, apresentando detalhes precisos do sujeito e do cenário.

Não consegue visualizar o vídeo? Por favor clique aqui.


Uma figura, de aparência idosa, com cabelos loiros e um rosto branco, está sentada num grande banco de madeira, posicionado no centro da imagem. O indivíduo veste um casaco e calças pretas compridas, que se estendem até ao chão. A composição é estática, com o sujeito sentado e olhando para baixo, ligeiramente para a esquerda. A pose é calma e contemplativa. O fundo é uma construção antiga e de tons de cinza, com uma parede de pedra cinzenta e edifícios no horizonte. O banco de madeira é o centro do foco, com as tábuas horizontais, bem visíveis. A iluminação é monocromática, em tons de cinza. O estilo da imagem é fotográfico, apresentando detalhes precisos do sujeito e do cenário.

Sómente - Teatro Só

DOMINGO 21/09/2025 | 21H30 | PASSEIO ALEGRE - PÓVOA DE VARZIM

SÓMENTE

Teatro Só (Odemira - PT, Alemanha)

Teatro / Familiar | 30 Min.  Todos os Públicos

*


Sinopse:

O ritmo a que a sociedade vive e evolui, faz com que os mais velhos estejam a ser esquecidos, ou mesmo abandonados. No crepúsculo da vida, um homem pode fechar-se na bolha solitária do passado. É preciso coragem para continuar a procurar alegria e amigos. Sómente é o retrato de um homem que permaneceu jovem de coração, mas que está preso num corpo desgastado pela passagem do tempo. Conseguirá sair da bolha?

Uma peça de teatro sem diálogos, na qual o carinho, a emoção e a poesia das imagens estão em primeiro plano. 

A solidão e o envelhecimento são um tema recorrente nas peças do Teatro Só. Porém, as personagens não são tocadas pelo desespero, mas sim pela reflexão dos gestos e pela gratidão da memória. A palavra “recordação” vem do francês “recour” (re-coração). Recordar é isso: fazer passar pelo coração, uma e outra vez...

*

Ficha Artística e Técnica:

Encenação e Dramaturgia: Sérgio Fernandes

Interpretação: Sérgio Fernandes

Música Original: Ferdinand Breil

Máscara: Bernardo Rey, Sérgio Fernandes

Figurinos: Tuya Hermann

Adereços: Olga Dumova

Cenografia: Luis Lino e Eddie Dorner

Operação Som: Johan Lacire

Fotografia: Florian Gaertner

*

Sobre o Teatro Só:

O Teatro Só desenvolve desde 2012 trabalho profissional, com sede em Odemira (Portugal) e Berlim (Alemanha).

Relaciona técnica de máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas. Todas estas componentes convergem para um teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os atores e o público converge para a potência do gesto.

Seguindo esta linha criou três espetáculos de Artes de Rua que têm tido uma itinerância bastante intensa, percorrendo várias cidades de Portugal, da Europa e mais recentemente da América do Sul e China. 

O Teatro Só tem vindo a promover as Artes de Rua, aos níveis local, nacional e internacional, tendo recentemente explorado o eixo de programação, que tem sido implementado na região de Odemira. Promove diversas propostas de espetáculos, convidando artistas de diferentes geografias, contribuindo para uma maior oferta cultural na região do Alentejo Litoral, fortalecendo um caminho de descentralização das práticas culturais e artísticas.

Paralelamente tem desenvolvido atividade nos eixos da formação e ações estratégicas de mediação, contribuindo para o fortalecendo do tecido cultural da região do Alentejo; e um serviço educativo junto do ensino formal, dinamizando atividades de cariz artístico junto de crianças e jovens.


#VarazimTeatro | #CompanhiaCerta | #Teatro | #PóvoaDeVarzim | #Cultura | #ACulturaÉSegura | #TemporadaTeatral


Agenda

Partitura da Guerra

Sexta-feira, 7 de novembro - TETE

21:30h
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Espetáculo levado a cena por:
Companhia Certa

Adicionar ao meu calendário

Sábado, 8 de novembro - TETE

21:30h
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim
Espetáculo levado a cena por:
Companhia Certa

Adicionar ao meu calendário
Compre já o seu bilheteIrá abrir uma nova janela

Newsletter