Tragédia de Prósfygas

imagem

XVXIX Produção da Varazim Teatro

I. Prólogo

Sinopse:

Prólogo é o primeiro dos espetáculos que formarão a Trilogia: Tragédia de Prósfygas. (seguir-se-á II. Episódio, a estrear ainda em 2016 e III. Êxodo sem data definida)

Prólogo apresenta cinco mulheres marcadas pela guerra, uma guerra que não pediram para viver. As suas vidas aparentemente felizes são interrompidas pelos horrores de um conflito que não parece ter fim.

Em Prólogo, apresentaremos cinco Prósfygon, que enfrentam o seu destino.

O aumento do número de refugiados que têm sofregamente chegado à Europa, arriscando a morte e a vida, fez o Varazim Teatro debruçar-se sobre a história destas pessoas.

Recorrendo a relatos verídicos e recriando a estrutura dramática da Tragédia Clássica, Tragédia de Prosfygas é uma trilogia de inspiração clássica, sentimentos universais e factos atuais!

Acreditando que o Teatro e a dramaturgia podem servir para fixar a memória de um determinado momento histórico. Acreditando também, tal como acreditavam os gregos, que ao assistir às apresentações das tragédias, dá-se a catarse e o espetador sai do teatro purificado e transformado.

Ficha Técnica e Artística:

Dramaturgia: Criação colectiva

Encenação: Eduardo Faria

Interpretação: Isabel Marques, Isabel Morim, Isabel Viana, Joana Soares, Joana de Sousa